SOMOS DO ESTOFO DE QUE SE FAZEM SONHOS

SOMOS DO ESTOFO DE QUE SE FAZEM SONHOS

CENTRO DE PRODUÇÃO CULTURAL

SHAKESPEARE - PROJETO 39


Shakespeare Projeto 39 traz a proposta de montar todas as obras de William Shakespeare, e é no mínimo, um desafio dos maiores que se possa enfrentar no teatro. A proposta é ousada em suas proporções, pois será necessário dar vida a mais de oitocentos personagens, que viveram na Inglaterra, na Itália, na Dinamarca, na Escócia, na Boêmia, na Grécia, tudo isso visto pela ótica de um inglês que nunca saiu da Inglaterra e viveu entre 1564 e 1606.
A ideia surgiu após a montagem do espetáculo “A Tempestade“ com direção de Marcelo Lazzaratto e atuação de Paulo Goulart Filho, Tayla Ayala, André Guerreiro, Heitor Goldflus e grande elenco. Só esse projeto contratou por volta de 82 pessoas entre técnicos, artistas e diretores. Baseado nessa experiência é possível afirmar que o Shakespeare Projeto 39 deve contratar por volta de 3198 pessoas.
Os personagens de Shakespeare mostram todas as facetas do humano, em seus aspectos políticos e sociais e também em seu mundo privado de sonhos e dos sentimentos mais inconfessos. Nelson Mandela declarou que “Shakespeare tem sempre algo a nos dizer”. Como nenhum outro dramaturgo, ele observou a natureza humana, em seus defeitos e virtudes, em seus grandes gestos e também em seus gestos pequenos e cotidianos, e retratou o homem e o teatro do mundo. Não se ocupou apenas de reis e rainhas, de nobres, príncipes e poderosos, mas também olhou para o homem comum, para os homens e as mulheres e as crianças em todas as camadas sociais, observando seus comportamentos e retratando sua linguagem.
E foi por essa enorme capacidade de documentar, e documentar com
generosidade, por essa monumental capacidade de observar a natureza humana e os comportamentos que permanecem até hoje.
Os mais importantes diretores, atores, cenógrafos, iluminadores brasileiros, destaques em seus campos, se engajarão, ao longo dos próximos dez anos, nesse ambicioso e inovador projeto de montar 39 peças de Shakespeare, algumas das quais, nunca antes encenadas no Brasil. O intuito é oferecer ao público brasileiro a oportunidade ímpar de acompanhar o percurso dramatúrgico desse que foi eleito o homem do milênio. Como escreveu há mais de 400 anos atrás, um contemporâneo e amigo, o dramaturgo Ben Jonson, Shakespeare não pertence a uma época, mas a toda a eternidade.



OBRAS MONTADAS PELO PROJETO
















Nenhum comentário:

Postar um comentário